quarta-feira, 27 de maio de 2009

Diário de Bordo: Portais




Aqui vou relatar alguns fatos que achei interessantes
no processo de criação da série Portais:
Domingo, dia 09.11.08
Eu estava tentando dormir, mas minha mente estava cheia de idéias para um trabalho novo que vou começar...nestes últimos dias tenho sentido uma série de sinais...ontem, principalmente, quando entrei em uma igreja e vi em um portão o Divino Espírito Santo, mas até então não achei que tudo isso iria acontecer nesta noite.
Como faço pinturas com gravuras e colagens estava pensando em algo com o fundo preto, leve e delicado...sem traços...pensei em estrelas e senti uma profunda vontade de escrever na obra, quando saí da cama e fui para o meu atelier, olhei para o céu e vi a "minha estrela" vênus (é que desde pequena tenho uma ligação muito forte com essa estrela) e conversei com ela "Mostre-me um novo caminho" e entrei no atelier sem saber ao certo ainda o que fazer, então, peguei o livro "Glossário Esotérico - Trigueirinho" (intui que iria me ajudar) que estava na estante e há muito não lia, fechei os olhos, abri uma página (pg.342) e li:
PENTECOSTES(vide também RESSUREIÇÃO) - Data que marca a descida do espírito santo sobre os apóstolos (vide ESPÍRITO SANTO)...
Li Ressurreição, Espírito Santo...e na mesma página PEREGRINO: (...) No princípio, o peregrino leva fardos que em sua trajetória, por ignorância, acumulou; pouco a pouco, à medida que se adianta, o poder do amor universal os vai dissolvendo e ensina-lhe a servir. Assim diz a instrução interna: (e aí eu grifei com lápis) O VERDADEIRO PEREGRINO ESQUECEU-SE DO PRÓPRIO NOME, DO SEU PASSADO, DO SEU FUTURO - APENAS AVANÇA. SUA FÉ ESTÁ NO IMPONDERÁVEL. SEUS PASSOS NÃO DEIXAM MARCAS NO SOLO. SEU CORPO NÃO PROJETA SOMBRAS, ELE E A LUZ SÃO UM. SEU DESTINO TRANSFORMOU-SE NO CAMINHO.
Achei isso lindo! Então, resolvi, pesquisar mais na internet, mas não sabia ao certo se ia dar uma busca em peregrino, Ressurreição ou Espírito Santo...abri o google e, ao mesmo tempo o meu e-mail...estava digitando regiart...ES no meu e-mail, quando o ES pulou sem querer para a busca do google, e aí não tive mais dúvida de que deveria buscar Espírito Santo...e intui novamente que deveria buscar imagens...quando abriu, muitas imagens eram do Estado do Espírito Santo que fica aqui no Brasil...mas a última imagem da página me chamou atenção...achei lindíssima!...e cliquei sobre a imagem...quando abriu o site com aquela imagem maravilhosa...e vi o título da obra: "A vinda do Espírito Santo"...fiquei maravilhada....e quando li a técnica do quadro...as canetas...os cristais....delirei!!!!...e o texto achei belíssimo!!!....fiquei profundamente emocionada com a obra e com o texto....pois no texto do Trigueirinho e no texto do site haviam as mesmas palavras....passos e luz......vai ser a partir dessas palavras que vou me inspirar a partir de agora...
A obra que achei na internet é do artista português JOMA SIPE.
18.11.08
...Depois disso sucedeu-se uma série de acontecimentos bem interessantes para o qual depois de um tempo fiquei pronta...o mais engraçado é que antes de ver a obra "In the arms of an Angel" , de JOMA SIPE, no dia anterior, tirei do armário uma imagem que amo muito...a escultura de Canova, “ Amour et Psyché” ...começou aí...E logo depois de me recuperar do efeito obra e música...fui olhar melhor a escultura que estava próxima as placas que tenho que pintar...simplesmente em cima de uma das placas estava projetada a sombra de uma asa...contornei com lápis a sombra na placa...a sombra estava sendo projetada por alguns vidros e potes. Só sei que desde a hora que acordei de manhã até agora pouco essa “asa me perseguiu”...risos...até em música no carro...três músicas seguidas...a primeira tinha a palavra love, a Segunda, o sonho de ícaro e a terceira rising...até parei o carro na estrada para anotar os refrões das músicas...risos...bom...sucederam-se muitas descobertas...enfim, cheguei a uma palavra: Kundalini...e no livro do Calvino, além de Leveza, achei lindo o capítulo Visibilidade...se eu não tiver nenhum outro sinal...risos...vou trabalhar nos meus dezoito próximos trabalhos!
20.11.08
Encontrei "por acaso" com Luciana Brandão, amiga e minha antiga professora de yoga, o que foi muito engraçado...porque queria falar com ela da kundalini e eu contei os fatos que estão ocorrendo comigo...espírito santo, Joma Sipe, as asas...e ela me contou que também teve alguns lances parecidos....nossa foi de arrepiar...quando mostrei para ela os meus estudos...adivinha?...ela disse que era exatamente isso...e mais que meus desenhos eram muito parecidos com os do Centhum, trabalho que ela está realizando com as crianças no Núcleo de Yoga...Bioceânica...da Fundación Cethums...amei!...quando vi lembrei de Joma Sipe.....ela disse para eu me comunicar com a artista chilena para ver melhor os desenhos...a Lu também é artista plástica e entrou agora para o grupo SOMA...descobrimos que estamos fazendo trabalhos parecidos na essência!!!!!!...risos...

Grupo Soma - "Arte de Bolso"

Grupo Soma, que reúne 22 artistas de Sorocaba, realiza sua primeira intervenção e distribui mais de 360 trabalhos

Projeto “Arte de Bolso” terá como palco seis livrarias da cidade;público poderá levar trabalhos para casa
Quem entrar em alguma livraria da cidade a partir do dia 15 deve ficar atento: nas prateleiras, ao lado de Machado de Assis, perto de Fernando Pessoa, ou próximo a Clarice Lispector, o cliente poderá ser surpreendido com o trabalho de um artista de Sorocaba, e se gostar, levará a obra para casa.
Trata-se da primeira intervenção pública coordenada pelo grupo “Soma”, de Arte Contemporânea. Atualmente reunindo 22 artistas, o coletivo tem como objetivo envolver a cidade em suas ações, promovendo um corpo-a-corpo da obra de arte com o público. Para isso, apresenta o projeto “Arte de Bolso”, que distribuirá em seis livrarias da cidade (Livros & Cia, Livraria Alexandria, Livraria Nobel, Livraria Siciliano, Livraria do Mercado Municipal e Livraria Pedagógica) mais de 360 peças produzidas pelos integrantes do grupo. Os trabalhos usam como suporte placas de madeira (remetendo ao formato de pequenos livros) e serão disponibilizados nas prateleiras das livrarias junto às publicações colocadas à venda. Caso os objetos artísticos despertem interesse em algum cliente, os vendedores (já devidamente orientados) irão explicar a proposta da intervenção e poderão agraciar o cliente com a peça. “A idéia é deslocar o objeto artístico das galerias e instituições museológicas e levá-lo aos mais diversos espaços da cidade, o que possibilita colocar a arte em contato com variados públicos, e até com pessoas que nunca entraram em uma exposição. A contemplação à obra começa já no espanto de encontrá-la deslocada de seu lugar habitual”, explicam os artistas.
Para nortear o processo criativo, o projeto “Arte de Bolso” teve como inspiração as idéias apresentadas no livro “Seis Propostas Para o Próximo Milênio”, de Ítalo Calvino. Durante as diversas reuniões do grupo, os artistas refletiram sobre os principais conceitos apresentados pelo autor - multiplicidade, leveza, visibilidade, rapidez, exatidão e consistência – e produziram seus trabalhos a partir deles. “Tratando-se de um coletivo, a idéia é fomentar a reflexão entre os seus membros. Partindo de uma proposta coletiva, cada artista lança-se para a criação individual. Podemos perceber, já neste trabalho, a multiplicidade de poéticas existentes no grupo”, comentam. As intervenções sobre as placas de madeira são as mais variadas, e vão de desenhos, gravuras, pinturas e fotografias, a colagens que utilizam os mais diferentes materiais, como conchas, pedras, barbantes e até moedas.
Grupo Soma: um grupo aberto a diversas poéticas
O grupo surgiu no final de 2008, quando alguns artistas foram convidados pelo Sindicato dos Professores de Sorocaba (Sinpro) para o lançamento da campanha nacional “Educação não é Mercadoria”, que ainda está percorrendo o país. Os artistas criaram trabalhos a partir da figura do boi, numa crítica ao ensino atual no país, que muitas vezes trata os alunos como mercadorias. Após produzir os trabalhos, os artistas perceberam que existiam muitas idéias a serem exploradas em grupo e resolveram criar o Soma para “sacudir” as artes plásticas da região. “Existem muitos artistas em Sorocaba produzindo isoladamente e muitas vezes o público da cidade não tem conhecimento desses trabalhos. Muitos chegam a acreditar que não existe arte contemporânea por aqui. Nossa idéia é agregar, somar, os artistas e mostrar que existem sim pessoas criando e produzindo em Sorocaba. Por isso, o Soma assume o compromisso de estar aberto ao ir e vir de participantes e de permanecer disponível para acolher novos membros, provocando assim o crescimento de uma rede poética na cidade”, ressaltam.
Atualmente o Soma é formado por Anita Lessa, Beatriz Caiuby, Beto Cury, Carmem Corrêa, Célia Marcassa, Cibele Pilla, Elza Tortello, Érica Sodré, Fabiana Carriel, Gisela Bucher, Haroldo Grossi, João Tortello Junior, Laura Matt, Luciana Brandão, Lulé Castilho, Marly Madia, Millah Cremonini, Mirna Módolo, Odete Fazano, Perla Shitara, Regiane Pinceratto e Vera Simonetti.
Para conhecer o trabalho do grupo, visite o site www.soma-arte.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3211.1573