Esse trabalho comenta a falta de memória do homem para consigo mesmo e com a história do mundo em que vive...como os fatos caem no esquecimento...e convivemos com esses fatos diariamente, às vezes bem visíveis, como é o caso da "Aranha do Vergueiro"...que foi incorporada pela paisagem de Sorocaba, mas poucos sabem de sua história...uma estrutura arquitetônica de uma igreja inacabada...
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Fotomontagem - Jorge de Lima
Nas minhas últimas experiências de fotogravura trabalhei com fotomontagem, utilizando a chapa solarplate sob orientação de Sheila Goloborotko, no Museu Lasar Segall. Devido ao interesse por esse assunto fui ver a exposição "Fotógrafos..." onde estavam nomes como
Man Ray (o meu preferido), Cartier-Bresson, Leni Riefenstahl, Robert Doisneau...mas o que mais me chamou a atenção foi o poeta simbolista Jorge de Lima, o pioneiro das fotomontagens no Brasil. Delirei!
Ele edita suas fotomontagens e dá asas a sua visão surrealista do mundo.
Ele se converte ao modernismo, mas é interessante como vai beber diretamente em De Chirico, Max Ernst e outros surrealistas europeus.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Bois - Exposição "Educação não é Mercadoria"
Montamos esta exposição em conjunto com o Sindicato dos Professores de Sorocaba para o lançamento da Campanha Nacional "Educação não é Mercadoria", que está percorrendo o país.
Nós artistas escolhemos o Boi para representar o papel do aluno visto como mercadoria, o que acontece em muitas instituições privadas aqui no Brasil.
Na minha obra (imagem maior) questionei não só o papel do aluno, mas também o do professor e no código de barras (que você não pode ver devido ao tamanho) eu alterei e coloquei o título da tese do educador brasileiro Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia dos Dominantes.
Montamos a exposição na área externa para parecer um curral.
Texto da campanha:
Sorocaba e região ingressam na discussão nacional sobre a mercantilização da educação no ensino superior privado com o lançamento oficial da campanha "Educação não é Mercadoria" no dia 11 de setembro, às 19h, na sede da OAB-Sorocaba.
A campanha visa denunciar o processo de mercantilização da educação e a desnacionalização da educação superior e exigir do governo federal medidas concretas para regulamentar a educação privada e barrar a ingerência do capital estrangeiro no campo da educação do nosso país.
Assinar:
Postagens (Atom)